quinta-feira, 28 de março de 2013

27/03/13 - 6ª Aula: Atividades Educativas

Começamos a aula de hoje com a saudação Sansei ni..




Após a saudação, a professora passou um aquecimento onde os alunos teriam que correr em diversas direções e conforme o comando eles teriam que sentar, deitar de frente e de costas, pular, agachar, saltitar entre outros.







1ª Atividade: A professora Keith Sato passou atividade educativa referente a quedas:

Queda de costas: Os alunos tiveram que bater o antebraço no chão e em seguida fazer um rolamento de costas.









Uma das variações de queda passada em sala de aula conhecida como coelhinho. O aluno fica agachado com os joelhos flexionados, um dos joelhos encostado no tatame na linha do calcanhar do outro pé, uma mão encosta no tatame também e a outra mão vai passar dentro o espaço que ficou entre a mão e o joelho, sendo assim fazendo um rolamento frontal.



Segunda variação de queda conhecida com cama de gato. Em duplas, um dos alunos fica agachado enquanto o outro senta nas costas do aluno que estava agachado, sendo assim, fazendo em seguida rolamento frontal, de costas e "estrelinha", como mostra nas figuras abaixo.



Queda de antebraço:


Carrinho / Garagem




Abração (Hon Kesa Gatame)





Yoko-Shiho-Gatame




Enfim, por hoje é só galera!

quinta-feira, 21 de março de 2013

20/03/13 - 5ª Aula: Saudação (Shomen ni / Sensei ni / Onegai Shimasu)

Neste dia começamos a aula com a saudação..

Shomen ni - Significa que a primeira saudação será feita ao Shomen (Sensei Jigoro Kano). Neste caso, a palavra 'ni' quer dizer 'ao' e não o número dois da contagem. O sensei de maior graduação (e aqueles que estiverem ao seu lado) de frente para os praticantes, irão se virar ficando de frente para Shomen, e então realizar a saudação (Rei).

Sensei ni - A saudação é feita ao sensei que conduzirá o treino (ou o mais graduado) e àqueles que estiverem ao seu lado. Este(s) vira(m)-se de frente para os participantes.

Onegai Shimasu - Na cultura japonesa, usamos “onegai shimasu” em várias situações diferentes. A conotação básica é o sentimento  de boa vontade em relação ao encontro num futuro próximo das duas partes relacionadas. Por isso, às vezes é como dizer:

" Eu estou esperando que nosso relacionamento traga boas coisas no futuro. "
SAUDAÇÃO INICIAL (Rei inicial)  
Na saudação inicial primeiramente deve-se saudar o Shomen, devendo todos os alunos e professores se voltarem para ele. Em seguida, cumprimenta-se os professores devendo estes se virarem de frente para os alunos.  Os comandos de voz abaixo serão feitos, na ordem em que se apresentam, pelo professor ou pelo Sempai do dôjo.
Kiotsuke;   Shomen ni;   Rei;   Sensei ni;   Rei

SAUDAÇÃO FINAL (Rei Final)

Antes do Rei constuma-se executar o mokusou para que os judocas reflitam sobre o treino. Após o comando de yame, ao contrário do Rei inicial, agora a primeira saudação é feita ao sensei que conduziu o treino (ou o mais graduado), devendo todos os professores estar de frente para os alunos. Em seguida, o Sensei que conduziu os treinos (ou o mais graduado) e aqueles que estiverem ao seu lado, voltam-se para o Shomen, ficando de costas para os alunos. Dessa forma, os comandos de voz seguem a seguinte ordem: 

Monkusou; Yame; Shomen ni; Rei; Sensei ni; Rei. 
























Em seguida a professora Keith Sato passou atividades educativas com o objetivo de trabalhar a agilidade, repidez e atenção dos alunos. Os respectivos nomes das atividades dado pela professora foram "tartaruguinha" e "bulldog".

1ª Atividade: Tartaruguinha
O caçador (aluno) fica em 6 apoios (mãos, joelhos e pés) para pegar as tartaruguinhas (restante da turma), se as tartaruguinhas virarem com as patinhas (mãos) para cima por 3 segundos assim que o caçador estiver prestes a caçá-las, a tartaruguinha que estiver prestes a ser pega não virará caçador.










2ª Atividade: Bulldog
Os alunos andam em diversas posições em cima do tatame, e quando o cachorro (aluno) estiver preparado para atacar irá pegar nas pernas do colega agarrar e tentar derrubá-lo, quem for pego se tornará o cachorro e assim sucessivamente.




Logo em seguida, a professora passou para os alunos a meneira correta da pegada (Kumi-kata) no judô.
Uma mão na gola do kimono e a outra mão na manga (polegares para cima)
Existem inúmeros tipos de pegadas, sendo apenas proibida a pegada por dentro da manga e por dentro da barra da calça. A pegada pode ser feita na gola, manga e na calça. Pode ser de direita ou de esquerda. Variando entre canhotos e destros, embora para algumas projeções se use a pegada de lado contrário ao qual se vai atacar.

Maneira correta do abração (Hon kesa gatame).



Para que o controle da situação seja exercido pelo Tori (quem está praticando a técncia), o mesmo deve responder às movimentações do Uke (quem está recebendo a técnica) com jogo de pernas (famoso leque), no caso da imagem acima, estender ou flexionar a perna direita irá impedir a movimentação no eixo vertical em relação ao Tori, movimentar o tronco para o lado oposto e para cima do Uke irá impedir a movimentação no eixo horizontal em relação ao Tori.

Referências:



sábado, 16 de março de 2013

15/03/13 - 4ª Aula (teórica) Elementos técnicos 
Como vimos em sala, existem vários elementos técnicos no judô, tais como:
- Saudação
- Quedas 
- Shintai (movimentação)
- Kumi-kata (pegada)
- Projeções
- Estrangulamentos
- Chaves
- Imobilizações 
Saudações: Realizada em pé e ajoelhado. (reverência)
  • Rei - Significa saudar, cumprimentar. 
Za-rei - É a saudação ajoelhada. Onde o judoca, a partir da posição ajoelhada sobre os calcanhares deverá colocar ambas as mãos sobre o tatame inclinando a cabeça em direção ao solo. 





Ritsurei - É a saudação em pé. 

Quedas: O equilíbrio é a lei primordial que rege o judo. Assim quando se perde o equilíbrio sujeita-se a quedas. E, como é natural, se não soubermos amortecer o contacto do nosso corpo com o solo, estamos sujeitos a magoar-mo-nos. Para evitar isso existe o que chamamos ukemi-no-waza. Saber cair é a base indiscutível das projecções. É necessário um treino metódico e perseverante, para vencer o medo da queda. Essa superação permite-nos progredir nos conhecimentos do judo. Assim teremos um espírito aberto para ataque e defesa, aplicando os movimentos com rapidez e precisão. As direções fundamentais para ukemi são:
Ushiro-ukemi – queda para trás (costas) 

Mae-ukemi – queda para frente (frontal)

Yoko-ukemi – queda para o lado (lateral)

Tati-zempo-kaiten-ukemi – rolamento (antebraço)

Ushiro-ukemi (costas)



Mae-ukemi (frontal)
 
Yoko-ukemi (lateral)
Tati-zempo-kaiten-ukemi
(antebraço)
Projeções: Nage-waza é o conjunto de técnicas que, engloba outras técnicas de projeção e/ou arremesso do adversário. 


Projeções Verticais
Ippon Seoinage e Koshi Guruma (braço - bananinha/cervical) 
O Goshi (quadril) 
Osoto Gari, Deashi Barai e Ouchi Gari (perna)
Projeção de ombro por um braço





Rotação de quadril


















Grande projeção de quadril















Grande ceifagem por fora

Varredura de perna avançada



Grande ceifagem interna
Projeções de Sacrifício:
Yoko-sutemi-Waza (lateral)
Mae-sutemi-Waza   (frontal)

Yoko-sutemi-Waza (técnicas de sacrifício para o lado

Mae-sutemi-Waza (técnicas de sacrifício para frente)
Imobilizações: 
Hon Kesa Gatame
Tate Shiho Gatame
Yoko Shiho Gatame