Neste dia começamos a aula com a saudação..
Shomen ni - Significa que a primeira saudação será feita ao Shomen (Sensei Jigoro Kano). Neste caso, a palavra 'ni' quer dizer 'ao' e não o número dois da contagem. O sensei de maior graduação (e aqueles que estiverem ao seu lado) de frente para os praticantes, irão se virar ficando de frente para Shomen, e então realizar a saudação (Rei).
Sensei ni - A saudação é feita ao sensei que conduzirá o treino (ou o mais graduado) e àqueles que estiverem ao seu lado. Este(s) vira(m)-se de frente para os participantes.
Onegai Shimasu - Na cultura japonesa, usamos “onegai shimasu” em várias situações diferentes. A conotação básica é o sentimento de boa vontade em relação ao encontro num futuro próximo das duas partes relacionadas. Por isso, às vezes é como dizer:
" Eu estou esperando que nosso relacionamento traga boas coisas no futuro. "SAUDAÇÃO INICIAL (Rei inicial)
Na saudação inicial primeiramente deve-se saudar o Shomen, devendo todos os alunos e professores se voltarem para ele. Em seguida, cumprimenta-se os professores devendo estes se virarem de frente para os alunos. Os comandos de voz abaixo serão feitos, na ordem em que se apresentam, pelo professor ou pelo Sempai do dôjo.
Kiotsuke; Shomen ni; Rei; Sensei ni; Rei
SAUDAÇÃO FINAL (Rei Final)
Antes do Rei constuma-se executar o mokusou para que os judocas reflitam sobre o treino. Após o comando de yame, ao contrário do Rei inicial, agora a primeira saudação é feita ao sensei que conduziu o treino (ou o mais graduado), devendo todos os professores estar de frente para os alunos. Em seguida, o Sensei que conduziu os treinos (ou o mais graduado) e aqueles que estiverem ao seu lado, voltam-se para o Shomen, ficando de costas para os alunos. Dessa forma, os comandos de voz seguem a seguinte ordem:
Monkusou; Yame; Shomen ni; Rei; Sensei ni; Rei.
Em seguida a professora Keith Sato passou atividades educativas com o objetivo de trabalhar a agilidade, repidez e atenção dos alunos. Os respectivos nomes das atividades dado pela professora foram "tartaruguinha" e "bulldog".
1ª Atividade: Tartaruguinha
O
caçador (aluno) fica em 6 apoios (mãos, joelhos e pés) para pegar as
tartaruguinhas (restante da turma), se as
tartaruguinhas virarem com as patinhas (mãos) para cima por 3 segundos assim
que o caçador estiver prestes a caçá-las, a tartaruguinha que estiver prestes a ser pega não virará caçador.
2ª Atividade: Bulldog
Os
alunos andam em diversas posições em cima do tatame, e quando o cachorro
(aluno) estiver preparado para atacar irá pegar nas pernas do colega agarrar e
tentar derrubá-lo, quem for pego se tornará o cachorro e assim sucessivamente.
Logo em seguida, a professora passou para os alunos a meneira correta da pegada (Kumi-kata) no judô.
Uma mão na gola do kimono e a outra mão na manga (polegares para cima) |
Maneira correta do abração (Hon kesa gatame).
Para que o controle da situação seja exercido pelo Tori (quem está praticando a técncia), o mesmo deve responder às movimentações do Uke (quem está recebendo a técnica) com jogo de pernas (famoso leque), no caso da imagem acima, estender ou flexionar a perna direita irá impedir a movimentação no eixo vertical em relação ao Tori, movimentar o tronco para o lado oposto e para cima do Uke irá impedir a movimentação no eixo horizontal em relação ao Tori.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário