sábado, 9 de março de 2013

08/03/13 - Atividades de Jogos de Oposição


ATIVIDADE 1: CAPTURE A BANDEIRA

Materiais utilizados: Lenço ou pano


Os alunos são divididos em dois times em um espaço dividido em dois tamanhos iguais, quanto mais comprido e estreito o campo, mais difícil fica o jogo. Cada time deve colocar a bandeira (que pode ser um pedaço de pano ou lençol) no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo. O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado no lugar território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário.


Classificação: Rapidez / Atenção

Ações motoras: Ataque: Tocar / Defesa: Esquivar

ATIVIDADE 2: QUERO FICAR


Materiais utilizados: Bambolê


Em duplas, o objetivo de um dos alunos é permanecer dentro da área demarcada com o bambolê, enquanto o outro procura fazer com que o mesmo deixando a área, sendo assim, conquistando seu território. Objetivo, tirar seu oponente do espaço demarcado.


Classificação: Conquista de território

Ações motoras: Ataque: Tocar e reter / Defesa: Esquivar


Quero ficar
ATIVIDADE 3: A BOLA É MINHA

Materiais utilizados: Bola


Em duplas os alunos utilizarão uma bola grande de ginástica, logo em seguida os dois alunos assumem posição com as duas mãos segurando a bola. Ao sinal, procura-se retirar a bola do adversário retendo a posse de bola. Objetivo, quem ficar com a bola por ultimo ganha a partida.


Classificação: Conquista de objeto

Ações motoras: Ataque: Agarrar / Defesa: Livrar


A bola é minha
ATIVIDADE 4: MINI SUMÔ

Materiais utilizados: Bambolê


Em duplas os alunos deverão estar dentro da área demarcada com o bambolê na posição de canguru (agachado), sendo assim, tentando movê-lo e desequilibrando seu adversário pra fora do bambolê. Ganha quem ficar no local demarcado.


Classificação: Desequilibrar 

Ações motoras: Ataque: Desequilibrar / Defesa: Resistir 


Mini sumô
ATIVIDADE 5: SEGURANDO O OPONENTE

Materiais utilizados: Ursinho

Os alunos são divididos em dois times. Em um espaço dividido em dois campos de tamanhos iguais, quanto mais comprido e estreito o campo, mais difícil fica o jogo. Cada time deve colocar o ursinho, no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo. O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário em seis apoios e pegar o ursinho sem ser imobilizado. Quem for pego deve tentar escapar e simultaneamente segurar o adversário para que o mesmo não alcance o ursinho no território oposto.

Classificação: Reter e imobilizar
Ações motoras: Ataque: Agarrar e imobilizar / Defesa: Esquivar e livrar

ATIVIDADE 6: COSTAS NO CHÃO

Materiais utilizados: Nenhum

Em duplas, os alunos deverão estar de joelhos. O objetivo é encostar as costas do adversário no tatame, utilizando qualquer forma de ataque, e deitar sobre o aluno, tentando imobilizá-lo.

Classificação: Combate
Ações motoras: Ataque: Tocar, agarrar, reter, imobilizar, desequilibrar – Defesa: Resistir, esquivar e livrar.


REFERÊNCIAS

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