ATIVIDADE 1: CAPTURE A BANDEIRA
Materiais utilizados: Lenço ou pano
Os alunos são divididos em dois times em um espaço dividido em dois tamanhos iguais, quanto mais comprido e estreito o campo, mais difícil fica o jogo. Cada time deve colocar a bandeira (que pode ser um pedaço de pano ou lençol) no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo. O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado no lugar território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário.
Classificação: Rapidez / Atenção
Ações motoras: Ataque: Tocar / Defesa: Esquivar
ATIVIDADE 2: QUERO FICAR
Materiais utilizados: Bambolê
Em duplas, o objetivo de um dos alunos é permanecer dentro da área demarcada com o bambolê, enquanto o outro procura fazer com que o mesmo deixando a área, sendo assim, conquistando seu território. Objetivo, tirar seu oponente do espaço demarcado.
Classificação: Conquista de território
Ações motoras: Ataque: Tocar e reter / Defesa: Esquivar
ATIVIDADE 3: A BOLA É MINHA
Materiais utilizados: Bola
Em duplas os alunos utilizarão uma bola grande de ginástica, logo em seguida os dois alunos assumem posição com as duas mãos segurando a bola. Ao sinal, procura-se retirar a bola do adversário retendo a posse de bola. Objetivo, quem ficar com a bola por ultimo ganha a partida.
Classificação: Conquista de objeto
Ações motoras: Ataque: Agarrar / Defesa: Livrar
ATIVIDADE 4: MINI SUMÔ
Materiais utilizados: Bambolê
Em duplas os alunos deverão estar dentro da área demarcada com o bambolê na posição de canguru (agachado), sendo assim, tentando movê-lo e desequilibrando seu adversário pra fora do bambolê. Ganha quem ficar no local demarcado.
Classificação: Desequilibrar
Ações motoras: Ataque: Desequilibrar / Defesa: Resistir
ATIVIDADE 5: SEGURANDO O OPONENTE
Materiais utilizados: Lenço ou pano
Os alunos são divididos em dois times em um espaço dividido em dois tamanhos iguais, quanto mais comprido e estreito o campo, mais difícil fica o jogo. Cada time deve colocar a bandeira (que pode ser um pedaço de pano ou lençol) no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo. O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado no lugar território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário.
Classificação: Rapidez / Atenção
Ações motoras: Ataque: Tocar / Defesa: Esquivar
ATIVIDADE 2: QUERO FICAR
Materiais utilizados: Bambolê
Em duplas, o objetivo de um dos alunos é permanecer dentro da área demarcada com o bambolê, enquanto o outro procura fazer com que o mesmo deixando a área, sendo assim, conquistando seu território. Objetivo, tirar seu oponente do espaço demarcado.
Classificação: Conquista de território
Ações motoras: Ataque: Tocar e reter / Defesa: Esquivar
Quero ficar |
Materiais utilizados: Bola
Em duplas os alunos utilizarão uma bola grande de ginástica, logo em seguida os dois alunos assumem posição com as duas mãos segurando a bola. Ao sinal, procura-se retirar a bola do adversário retendo a posse de bola. Objetivo, quem ficar com a bola por ultimo ganha a partida.
Classificação: Conquista de objeto
Ações motoras: Ataque: Agarrar / Defesa: Livrar
A bola é minha |
Materiais utilizados: Bambolê
Em duplas os alunos deverão estar dentro da área demarcada com o bambolê na posição de canguru (agachado), sendo assim, tentando movê-lo e desequilibrando seu adversário pra fora do bambolê. Ganha quem ficar no local demarcado.
Classificação: Desequilibrar
Ações motoras: Ataque: Desequilibrar / Defesa: Resistir
Mini sumô |
Materiais utilizados: Ursinho
Os
alunos são divididos em dois times. Em um espaço dividido em dois campos de
tamanhos iguais, quanto mais comprido e estreito o campo, mais difícil fica o
jogo. Cada time deve colocar o ursinho, no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo. O
objetivo do jogo é atravessar o campo adversário em seis apoios e pegar o ursinho sem ser imobilizado. Quem for pego deve tentar escapar e
simultaneamente segurar o adversário para que o mesmo não alcance o ursinho no território oposto.
Classificação:
Reter e imobilizar
Ações motoras: Ataque: Agarrar e imobilizar / Defesa:
Esquivar e livrar
ATIVIDADE
6: COSTAS NO CHÃO
Materiais
utilizados: Nenhum
Em
duplas, os alunos deverão estar de joelhos. O objetivo é encostar as costas do
adversário no tatame, utilizando qualquer forma de ataque, e deitar sobre o
aluno, tentando imobilizá-lo.
Classificação:
Combate
Ações
motoras: Ataque: Tocar, agarrar, reter, imobilizar, desequilibrar – Defesa:
Resistir, esquivar e livrar.
REFERÊNCIAS
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