quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

20/02/13 - 2ª Aula: Jogos de Oposição

Iniciamos essa aula com diversas atividades lúdicas com as classificações referente aos Jogos de Oposições, tais como:
Rapidez / Atencão
Conquista de território
Conquista de objeto
Desequilibrar
Reter / Imobilizar
Combate
O objetivo dessas atividades é ter diversificação de golpes e melhorar a ação motora do aluno. A primeira atividade foi referente a classificação de rapidez e atenção, onde a professora Keith Sato passou três tipos de dinâmicas com o objetivo de mudança de direção, das quais intitulou como caranguejo, saci-pererê e aranha.

Saci-Pererê

Aranha

Caranguejo


A segunda atividade foi referente a classificação de conquista de objeto, onde os alunos se dividiam em dois grupos e cada um deles recebiam um número. Em seguida, no comando da professora Keith falava um número qualquer, onde o aluno com o número correspondente do lado esquerdo teria que disputar com o aluno do lado direito com o número correspondente também. O objetivo da dinâmica, os alunos teriam que ir em direção a bola que ficava no centro do tatâme e fazer gol apenas se locomovendo com os joelhos ou se arrastando. Vencia aquele que conseguisse empurrar a bola em direção ao gol.



No fim das atividades, voltamos a calma com um belo alongamento de membros inferiores passado pela professora Keith Sato.




CURIOSIDADE: Os Jogos de Oposição têm como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o início das civilizações (OLIVEIRA e DOS SANTOS, 2006). Alguns desses Jogos continuaram ao longo do tempo sendo utilizados de forma simples e com características da cultura local, já outros adquiriram uma forma institucionalizada tornando-se esportes e lutas das quais hoje conhecemos.    Os Jogos de Oposição aqui abordados tem como característica o ato de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos. Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades.
Durante a vivencia dos jogos a criança estará sendo estimulada a trabalhar os aspectos cognitivo, sócio-afetivo e motor. Desta forma a atividade visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.



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