20/02/13 - 2ª Aula: Jogos de Oposição
Iniciamos
essa aula com diversas atividades lúdicas com as classificações referente aos
Jogos de Oposições, tais como:
Rapidez
/ Atencão
Conquista de território
Conquista
de objeto
Desequilibrar
Reter
/ Imobilizar
Combate
O objetivo dessas
atividades é ter diversificação de golpes e melhorar a ação motora do aluno. A
primeira atividade foi referente a classificação de rapidez e atenção, onde a
professora Keith Sato passou três tipos de dinâmicas com o objetivo de mudança
de direção, das quais intitulou como caranguejo, saci-pererê e aranha.
Saci-Pererê |
Aranha |
Caranguejo |
A
segunda atividade foi referente a classificação de conquista de objeto, onde os
alunos se dividiam em dois grupos e cada um deles recebiam um número. Em
seguida, no comando da professora Keith falava um número qualquer, onde o aluno
com o número correspondente do lado esquerdo teria que disputar com o aluno do
lado direito com o número correspondente também. O objetivo da dinâmica, os
alunos teriam que ir em direção a bola que ficava no centro do tatâme e fazer
gol apenas se locomovendo com os joelhos ou se arrastando. Vencia aquele que conseguisse empurrar a bola em direção ao gol.
No fim das atividades, voltamos a calma com um belo alongamento de membros inferiores passado pela professora Keith Sato.
CURIOSIDADE: Os Jogos de Oposição têm como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o início das civilizações (OLIVEIRA e DOS SANTOS, 2006). Alguns desses Jogos continuaram ao longo do tempo sendo utilizados de forma simples e com características da cultura local, já outros adquiriram uma forma institucionalizada tornando-se esportes e lutas das quais hoje conhecemos. Os Jogos de Oposição aqui abordados tem como característica o ato de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos. Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades.
Durante a vivencia dos jogos a criança estará sendo estimulada a trabalhar os aspectos cognitivo, sócio-afetivo e motor. Desta forma a atividade visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.
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