Processo pedagógico para a realização da “Armada”, golpe da Capoeira: Com as pernas a abertas na largura do ombro, mantem as pernas abertas e gira apenas o tronco para o lado esquerdo, cruzando as assim as pernas, após girar o tronco olha por sobre o ombro esquerdo, bate na perna esquerda com a palma da mão para marcar apenas e em seguida realiza o chute com a perna esquerda realizando o giro completo pelo eixo do corpo, finalizando o golpe com a perna esquerda estendida atrás da linha da perna direita, braço esquerdo flexionado na posição da ginga da copeira.
Processo pedagógico para a realização da “Esquiva baixa de frente”, golpe da Capoeira:
Saindo a partir da ginga executa o golpe quando o oponente entra na paralela com um chute, por exemplo, neste momento estende a perna de que estiver atrás no momento da ginga, abaixando o tronco em direção ao solo, mas sem perder contato visual com o oponente, apoia a mão oposta a perna no chão com a palma da mão, ao passo que a outra mão realiza a guarda a frente do rosto. Após o chute do oponente volta a gingar para realizar o contra-golpe.
Processo pedagógico para a realização da “Negativa”, golpe da Capoeira: Saindo da ginga, após aproximadamente 3 gingadas, realiza a esquiva baixa, com a perna esquerda flexionada e a perna direita estendida atrás da linha do tronco, mão de apoio no chão é a esquerda, neste momento traz a perna esquerda mais ao centro do corpo a perna direita que estava estendida atrás do corpo é lançada para frente, fazendo que o peso do seu corpo fique em cima da perna esquerda que agora está flexionada abaixo da linha do tronco, neste momento realiza a troca de braço de apoio, sendo agora no apoio a mão direita e na defesa do rosto o braço esquerdo flexionado. Para terminar o golpe pode ser realizado o Rolet. Esse processo pode ser realizado com bilateralidade.
Processo pedagógico para a realização da “Rolet”, golpe da Capoeira:
Partindo da negativa, onde uma perna estará estendida a frente do corpo e a outra flexionada mantendo o peso do corpo, a mão de apoio será a mesma da perna estendida, para executar esse golpe, simplesmente lança a perna que estava flexionada para o outro lado fazendo assim um giro e parando em posição de apoios e em decúbito ventral, termina o giro terminado de lançar a perna até parar de frente para seguir com a ginga.
Processo pedagógico para a realização da “Queda de rim”, golpe da Capoeira:
Esse golpe se inicia sentado sobre os calcanhares, em seguida apoia no solo as duas mão paralelamente ao lado direito do corpo, encosta a orelha direita no chão, apoiando o tronco do lado direito em cima do cotovelo direito flexionado, ou seja, apoiando aproximada a região da localização do rim no cotovelo, em seguida estende lateralmente a perna esquerda enquanto que a direita permanece flexionada dando apoio. Uma variação é estender ambas as pernas, mantendo todo o apoio sobre a lateral do tronco no cotovelo.
E por fim, um alongamento..
Nenhum comentário:
Postar um comentário